"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, julho 19, 2017

Apresentação em Morille de "Aquela Pequena Sabedoria de Estrelas Repartidas" por Pedro Salvado

Pedro Miguel Salvado, Amigo há décadas, com quem fiz a revista "Petrínia", em colaboração com a Junta de Freguesia de Alpedrinha, no tempo da presidência de Francisco Miguel Barata Roxo, e que contou com a participação de inúmeros poetas portugueses e estrangeiros, apresentou "Aquela Pequena Sabedoria de Estrelas Repartidas", no XV Festival de Poesia Transfronteiriça, Património e Arte de Vanguarda, ocorrido no passado fim de semana (entre 14 e 16 de Julho de 2017).

Durante a sua intervenção, Pedro Salvado salientou que se trata de uma poesia peculiar, de viagem, onde se sente uma geografia que alia a poesia e o olhar do etnógrafo. Falando do autor, sublinhou que é um poeta-antropólogo ou um antropólogo-poeta, que conheceu Eugénio de Andrade, guardando correspondência, com aquele vulto maior da Poesia Portuguesa e leu vários poemas deste  21º livro de versos (o 4º acerca da Tunísia).

Na minha alocução falei dos livros anteriores escritos sobre aquele país do Magreb e de várias estórias reais que sucederam ao longo do tempo, antes e depois dos livros surgirem, particularmente sobre as peripécias em torno do primeiro, de ambos os lados do Mediterrâneo.

O livro teve algum sucesso, com o público presente a solicitar exemplares.
No final, Manuel Ambrosio, o autarca de Morille, veio ter comigo e enalteceu a sessão, declarando que a minha apresentação o tinha tocado, particularmente, porque considera que faço as coisas com alma, convidando-me doravante a ser "residente" no PAN.
Emocionalmente, foi um momento inesquecível.
BEM HAJAM a todos os que fizeram e fazem o PAN!

Luís Filipe Maçarico (texto) Rodrigo Dias (fotografias)

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Acredito que sim, amigo. As fotos estão muito boas.
Um saudoso abraço



Laura Garcez disse...

Daí os sorrisos. Parabéns Luís!