"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

quarta-feira, janeiro 11, 2017

Há Horas Felizes ou como Os Textos Essenciais da Psicanálise voltaram à minha Biblioteca

Sempre ouvi dizer que emprestar livros é ficar sem eles.
Durante a minha licenciatura em Antropologia na Universidade Nova, ao longo da primeira metade dos anos 90 do século passado, tive o privilégio de ter o Professor Doutor Gabriel Pereira Bastos, em Psicologia Social e Antropologia e Psicanálise, tendo então adquirido os "Textos Essenciais da Psicanálise" de Sigmund Freud, que me ajudaram a compreender melhor a arte de Artur Bual.

Passados anos, emprestei a uma estudante, com fracos recursos económicos, aquela obra. A rapariga formou-se e os livros nunca mais tornaram à procedência...
Contudo, e apenas por 30 euros (desconto de 50%), hoje recuperei, na Livraria das Publicações Europa América, na Avenida Marquês de Tomar, 1 B, em Lisboa, os três volumes que há décadas faziam falta nas minhas estantes, para poder continuar a estudar os artistas (poetas, pintores, etc.) e o imaginário popular, quando sou desafiado a apresentar comunicações em colóquios, como tem sucedido e vai continuar a acontecer, assim tenha vida e saúde.

Os meus agradecimentos a quem não devolveu os velhos exemplares amarelecidos, pois comprei uma edição renovada. E parabéns à Livraria PEA em Lisboa, por ter tão bela oferta.
Há horas felizes!

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografia)

1 comentário:

Mar Arável disse...

Não matem as avenidas da Liberdade