"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

terça-feira, setembro 29, 2015

Curso Livre "Patimónios do Mediterrâneo", em Mértola.


Entre 14 e 22 de Setembro de 2015, decorreu no Campo Arqueológico de Mértola o primeiro Curso (Livre) "Patrimónios do Mediterrâneo", com alunos portugueses e do Norte de África (duas marroquinas e uma tunisina), leccionado em Francês, com os Professores Susana Gómez, Cláudio Torres, Fernando Branco, Filomena Barros, Luís Filipe Oliveira, André Teixeira, Maria Cardeira da Silva e Filipe Themudo Barata, entre outros.
O curso foi uma parceria, entre três Universidades Portuguesas (UALG / UE / UNL) e o CAM, cujos representantes participaram na cerimónia da inauguração.
Os alunos visitaram, no primeiro dia, os Núcleos de Arte Islâmica e Arte Sacra, Núcleo Romano, Antiga Mesquita, Casa Islâmica, O Criptopórtico, as escavações nas alcáçovas, que apresentam mosaicos, alguns de origem jordana, os baptistérios cristão e monofisita e o Castelo.
O Mediterrâneo Romano, A Antiguidade Tardia, A Expansão do Islão no Mediterrâneo, Os Intercâmbios no Mediterrâneo Islâmico, As Minorias, o Mediterrâneo Medieval, o Mediterrâneo e o Atlântico Modernos, os Patrimónios Cruzados: Partilhas e Percepções Mútuas do Património Material e Imaterial foram alguns dos temas.
O Curso terminou com uma visita ao Laboratório Hércules, da Universidade de Évora.

NOTA: A minha candidatura ao Curso foi aceite, face ao curriculum apresentado [o meu segundo Mestrado foi realizado, no âmbito do Curso "Portugal Islâmico e o Mediterrâneo", com dissertação orientada por Cláudio Torres e Luís Filipe Oliveira]
Foi bom estar com gente nova, oriunda do Magreb e colegas, como a Maria Paula Santos, da Biblioteca de Beja, João Miguel Serrão Martins, Manuel Passinhas e Lígia Rafael, da CMMértola. 
Ginasticar o cérebro, é o meu lema mais praticado. Para partilhar o conhecimento e fazer frente ao envelhecimento. Aprender, aprender sempre!!!

Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

Sem comentários: