"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, agosto 15, 2015

Meu Querido Mês de Des(Gosto)


 
Agosto é o mês em que quase todos - aqueles que têm crianças e aqueles cujos filhos já são homens - teimam em marcar férias, não desfrutando de qualidade nas praias, nem nos restaurantes, cafés e residenciais, atulhados por hordas, constituídas por quantos se pretendem desligar do quotidiano citadino.
Reencontram nesses lugares, geralmente no Algarve, as mesmas dificuldades da vida suburbana, além de evidenciarem, como muito bem notou uma irónica amiga minhota, as marcas da crise!

O país não sendo enorme é bastante variado.
Há maravilhosos e repousantes lugares no interior. Ocorre-me a Ponte das três Entradas, a aldeia de xisto de Talasnal, inúmeros e benfazejos sítios, onde é possível encontrar a regeneração para a rotina, cada vez mais massacrante, que é inviável na desmesurada concentração de cidadãos no sul.

Quem fica na cidade, continua a encontrar, em pleno século XXI e depois da Troika, na mesma rua três cafés fechados para férias.
Prova provada que cada empresário do sector não dialoga com o colega do lado...

Sabendo desta divisão, os governos não descem o IVA, por conhecerem bem os súbditos, lucrando com a mesquinhice.
Quantas vezes, na fúria de estar na moda e não se sentirem menorizados, clientes e proprietários das baiúcas de vão de escada, passam o dia no mesmo areal algarvio?

O governo sabe bem a mentalidade da população, que o país possui....
Que escolhe espelhos deformados, da Feira Popular, para se sentarem na cadeira principal da Gomes Teixeira...
Gente que não consegue digerir uma desmedida ignorância e inveja (os cinco dias que os funcionários gozavam a mais, como compensação, por só terem férias de Outubro a Junho, instituídos por um governo de Cavaco, foram retirados por Sócrates, por serem considerados uma "regalia", por isso agora toda a gente vai de férias em Agosto). 
Gente que se arrasta na crendice e no labreguismo. 
Como te ficam bem, de novo, os 3 Éfes, Bom Povo Português!

Luís Filipe Maçarico  (texto e fotografias

3 comentários:

Mar Arável disse...

Aguardo os meus relâmpagos

Abraço

mariabesuga disse...

em modo de reflexão...
cabe-nos optar por outras escolhas ainda assim, sabemos, limitadas às brechas das escolhas das maiorias.
abraço meu a ti

Elvira Carvalho disse...

Não gosto das férias em Agosto, embora infelizmente tenha levado metade da vida a gozá-las em Agosto. Isto porque a fábrica onde trabalhava, fechava nesse mês.
Um abraço e uma óptima semana