domingo, maio 18, 2014

Estranha Celebração do Dia dos Museus no Museu de Arte Popular

Domingo dia 18 de Maio, Dia dos Museus, reentrei no Museu de Arte Popular.
Esperava-me o vazio, que já tomou de assalto o Museu da Aldeia da Luz. A receita é similar...

A exposição permanente foi desmontada e as peças arrecadadas (no caso do MAP, tornaram ao Museu Nacional de Etnolgia, que acolheu o seu património, quando uma Ministra de Sócrates, decidiu extinguir o MAP)...

Tal como no Museu da Aldeia da Luz,o único espaço (diminuto) tornou-se galeria de Arte Moderna, justificando a manutenção precária de um edifício, com tanta história controversa.
Está na moda, pelos vistos, esvaziar Museus polémicos, ocupando-os com exposições temporárias, o mais descontextualizadas possível.


Como no local da Aldeia da Luz destinado a guardar as memórias de um Povo, aqui também exarei um protesto, no sentido do espírito do lugar marcar, em relação ao futuro, a relação entre os artesãos de todo o país e todos os visitantes, jovens estudantes, ou velhos reformados.

Este Museu (chamado de Arte Popular) rebaptizado do Saber - Fazer e da Sabedoria dos Portugueses, que vivem no interior ou no litoral, de Norte a Sul, deveria ser a montra da Criatividade Popular.

Com uma introdução, do que foi inicialmente e do primeiro momento, em que existiu - Estado Novo - mas essencialmente com um novo olhar, acerca do que se faz, quer do que se continua a fazer, em nome de uma tradição identitária, quer dos novos usos patrimoniais, que os artesãos urbanos vão introduzindo, no quotidiano dos citadinos, tais como jóias e utensílios, com design reconfigurado aos tempos actuais.

Estranha forma esta, do Museu de Arte Popular, querer celebrar o Dia dos Museus, tratando-nos como se fôssemos burros... 

Desrespeitando os nossos melhores artífices, como o Dr. Manuel Freitas, do "Museu do Ouro", de Viana do Castelo, que estudou, inovou e revolucionou a ourivesaria minhota.
As criaturas apodrecidas dos gabinetes, que se pavoneiam no grotesco mundo pimba do poder, "não sabem nem sonham"...

Luís Filipe Maçarico (texto e fotos)

1 comentário:

  1. Marco Valente

    23:19 (há 2 horas)

    para mim
    Marco Valente enviou-lhe uma hiperligação para um blogue:

    Boa denúncia amigo. Tudo parece demonstrar uma estratégia montada de ataque aos aspectos identitários da nossa nação. Buscando uma europeização (forçada) das diversas nacionalidades.

    Blogue: aguas do sul
    Mensagem: Estranha Celebração do Dia dos Museus no Museu de Arte Popular
    Hiperligação: http://aguasdosul.blogspot.com/2014/05/estranha-celebracao-do-dia-dos-museus.html

    ResponderEliminar