"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

sábado, julho 21, 2012

Arminda, Uala ni Angola Ku Muxima (Ela Tem Angola no Coração)

Álvaro Faria, jornalista da RTP acaba de lançar, o seu primeiro livro "Arminda Uala ni Angola Ku Muxima" ("Ela Tem Angola no Coração"), cuja protagonista é uma enfermeira, que enfrentou a opressão de um regime, que negava aos povos das colónias, liberdade, justiça e igualdade de oportunidades.
Presa pelas suas convicções, nunca esmoreceu, sendo um admirável exemplo de abnegação, em prol da luta dos oprimidos. O seu nome foi distinguido, pelos que guardam a memória dos feitos heróicos, designando o Instituto Médio de Saúde.
Esta história de vida está contada com fluidez, sensibilidade e uma riqueza de conteúdo, que testemunha a diversidade e complementaridade da recolha, no que concerne aos depoimentos e à abordagem dos factos históricos, dos costumes e atitudes, no contexto da época. O resultado é um livro que apetece ler, pois na sua aparente simplicidade, possui grande mestria, pelo humanismo que consegue transmitir.
Conheci-a há largos anos, durante uma das diversas visitas à irmã Alzira. Foi por intermédio da sobrinha Milai, filha de Alzira, que soube do festivo lançamento, na Casa de Angola, ontem, à tarde. Ali pude rever pessoas, com quem voltei a conviver, à volta de uma moamba, como é o caso dessa mulher luminosa, de seu nome Ana, que sempre me impressionou, pela serena capacidade de organizar e sonhar, certamente com a chancela do ADN daquela tia, de rubro sangue, rubro sentimento.
Arminda sempre se apresentou, como uma senhora tranquila, ciente dos seus ideais, defendendo, com argumentos convincentes, o bem estar desejado para o seu povo. É sempre uma felicidade e agora mais do que nunca, conversar com ela. Arminda fará em Novembro 93 anos!
No final da cerimónia, durante a longa sessão de autógrafos, Arminda sorriu, escrevendo a dedicatória "com simpatia", e Álvaro, no seu autógrafo destacou: "Sempre um prazer saber que te interessas pela causa social e comunitária".

Excertos da pág. 120: 
"-Sou a favor da liberdade, senhor doutor Juíz. 
 (...) - O seu pai não é branco? O seu pai é português e você conspira contra a integridade do Estado, a senhora pensa o quê? 
- Penso nos maltratados." in Arminda Uala ni Angola Ku Muxima,de Álvaro Manuel de Faria. Chiado Editora.
Luís Filipe Maçarico (texto e fotografias)

1 comentário:

mariabesuga disse...

... sempre um prazer anunciado saber-Te dentro destes cenários onde os sentidos de humanidade se misturam com os sorrisos cúmplices num estado de sentimentos que só de quem luta todos os dias, só a quem a memória não atraiçoa, só a quem é feito dessa "massa" de que te constróis...

um beijo...
... obrigada sempre por tudo o que és...