"Um Barco atracado ao cais é sempre um sonho preso"

domingo, julho 05, 2009

Museu do Contrabando de Santana de Cambas






Recomendo uma passagem por Santana de Cambas, aldeia do concelho de Mértola, sede de uma freguesia da raia, onde foi inaugurado no passado dia 10 de Junho o Museu do Contrabando local, fruto do empenho de José Rodrigues, autarca eleito pela CDU, que se candidatou a projectos comunitários, grande via para realizar sonhos.

O tempo em que as pessoas, para sobreviverem, arriscavam a vida, transportando sacos de café e as implicações que isso teve no dia a dia das populações, está bem vincado no espaço do Museu (instalado num dos postos onde a Guarda Fiscal exerceu o seu controle policial e punitivo).
Para o futuro fica o legado de um homem, que assim, de uma forma muito digna, homenageia o seu povo, os antepassados, uma identidade.

Este património identitário pode ser desvendado, sempre que um homem quiser, no livro "Memórias do Contrabando em Santana de Cambas" (na Biblioteca Nacional) ou solicitando a chave para consumar a visita. E boa fruição desta História que precisa de ser contada e só é possível graças ao trabalho de uma equipa brilhante - Miguel Rego e Manuel Passinhas assinam esta mostra, absolutamente indispensável para reflectir acerca de quem somos e de onde vimos.

Luís Filipe Maçarico (texto e fotos)

2 comentários:

al-Mansur disse...

Que gente corajosa,
Que gente destemida,
Que gente bondosa,
Que lutava pela vida.

Aqui fica um louvor,
Aos antigos e aos novos,
A luta faz-se com suor,
Viva à resistência dos povos...

Urge a necessidade,
De lembrar vivamente,
Que não queremos voltar,
Às amarras do antigamente.

oasis dossonhos disse...

Grande poeta é o Povo!

Obrigado Amigo, por este testemunho em verso.